segunda-feira, 19 de março de 2012

BOTE FÉ, TERESINA!

Banda DDD encerra o Bote Fé Teresina

             Para encerrar o Bote Fé Teresina aconteceu o show da banda pernambucana "Doidin de Deus". Tocando todos os ritmos de forró (xaxado, forró de pé-de-serra, rastapé, forró estilizado), frevo e maracatu. A Banda falou que tinha uma expectativa muito grande para tocar em Teresina, pois era a única capital do Nordeste que eles ainda não tinham se apresentado. 

           A banda também revelou que é peregrina da Cruz dos Jovens, pois acompanhou a última JMJ, em Madri e já esteve presente em vários Bote Fé pelo Brasil, tais como: São Paulo, Natal e Recife. Estavam super animados para tocar em Teresina. 

           Ambrósio e Grampulino são a dupla responsável por animar os shows da DDD. Essa banda reúne boa música, irreverência e muito louvor, o que torna o show uma experiência única. Eles são doidos: POR DEUS!


Texto: Luíza Cruz e Thalita Castelo Branco
Fotos: Luíza Cruz de Melo
Edição: Thalita Castelo Branco

Manda teus anjos sobre nós!!!

A banda Anjos de Resgate sacudiu o Atlantic City. O show levou o público ao delírio. Músicas como “Peregrino do Amor” que é uma homenagem ao Papa João Paulo II, que instituiu este evento, “Tua Família” e “Amigos Pela Fé” foram cantadas por um coral de doze mil pessoas.
Durante o show, Eraldo, membro da banda falou da importância da cruz, e de como ela é abençoada,pois simboliza a confiança do Papa na juventude. Falou também, da responsabilidade dos jovens em serem portadores deste evento e transmissores da Fé aos outros jovens. Que os jovem sejam luz para iluminar os outros.
Em entrevista no camarim, Eraldo também falou que gostou muito de retornar a Teresina., que a banda se colocou a disposição da Igreja e que a Igreja é muito sábia ao fazer um evento assim. Ele deixou a seguinte mensagem: “Deixe sua boca, seu ouvido se encher do Espírito Santo, pois assim é mais fácil sentir Deus e estar com Ele”.


Texto: Luíza Cruz de Melo
Fotos: Lorena Castelo Branco
Edição: Lorena Castelo Branco

Alto louvor enlouqueceu o Bote Fé!!!

           A banda baiana Alto Louvor, que comemora seus dez anos, fez a juventude teresinense louvar muito!  Com músicas super animadas a galera, literalmente, saiu do chão. Durante o show , houve um lindo momento de adoração a Maria celebrada por todo o público durante a música Obra Acabada, e também com a oração da Ave Maria em intercessão a todos os jovens.
           Em entrevista com os membros da banda, conheceu-se um pouco destes servos tão apaixonados por Deus. Keila, dançarina da banda, se emocionou com o evento. Para ela, o Bote Fé Teresina, a surpreendeu, pois o publico é muito cativante e animado. Revelou também que este foi o Bote Fé que mais a emocionou, pois, sentiu uma grande forca vinda dos jovens.
          Itamar Santos, vocalista, declarou que o público teresinense é fantástico e que a animação do público contagiou os músicos. E que esta troca é incrível. Falou,também, que um evento como o Bote Fé é importantíssimo pois, tem conseguido evangelizar muitos jovens. Com a passagem dos símbolos da JMJ , se anima e fortalece a Fé dos jovens e torce para que este animo trazido pela passagem da cruz permaneça, e que a juventude fortifique sua Fé.


Texto: Luíza Cruz de Melo
Fotos: Lorena Castelo Branco
Edição: Thalita Castelo Branco

CURIOSIDADE SOBRE O BOTE-FÉ: Padre Ronald Ciríaco recebe em Campo Maior o colar da cruz da Jornada Mundial da Juventude.



Juntamente com a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora, está também passando por todo o Brasil o colar da Jornada que é entregue a todos os padres coordenadores do Bote-fé.

Em Teresina não foi diferente. Com a entrega da cruz e do ícone em Campo Maior aos jovens de Teresina, o nosso padre coordenador geral do Bote-fé, Ronald  Ciríaco, recebeu do padre de Campo Maior um lindo colar em representação do Bote-fé.

Como representação ao símbolo da Jornada Mundial da Juventude, os jovens da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes fizeram uma cruz de madeira como forma de demonstrar que a juventude católica de Teresina leva a cruz de Cristo no peito. Jovens que não renegam a sua fé.

E nas palavras do Padre Tony Batista, os jovens precisam ser verdadeiros discípulos e seguir a sagrada escritura.
texto : Lorena Castelo Branco
fotos : João Batista
edição : Lorena Castelo Branco


Na manhã deste sábado (17) a celebração da Santa Missa marcou o retorno da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora para o Atlantic City. A Missa foi celebrada por Dom Juarez, bispo de Oeiras e Bispo Referencial da Juventude. Muitas pessoas se fizeram presentes para receber a cruz que retornaram da Vigília que aconteceu na Catedral de Nossa Senhora das Dores durante a madrugada deste sábado.


 Kerullen Vieira, de 18 anos, é uma das jovens que vieram participar do Bote Fé. “É a primeira vejo a Cruz e eu estou muito feliz de estar aqui porque é um momento único”, disse a jovem entusiasmada. Esse sentimento de emoção também é compartilhado pela religiosa Rosana Maria, Irmã Humilis da Toca de Assis. “Participar desse momento é maravilhoso, pois ao nos aproximar da Cruz e do ícone de Nossa Senhora nos sentimos mais perto do Santo Padre e da Jornada Mundial da Juventude”, declarou a religiosa.

Dom Juarez ao início da celebração pediu que todos os fiéis se ajoelhassem para reverenciar a Cruz e juntos fizeram a seguinte oração “Senhor nós vos adoramos e vos bendizemos porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo”.


Durante a homilia o celebrante enfatizou que na atual sociedade marcada pelo hedonismo e ateísmo é essencial que os jovens tenham a experiência com Jesus, que deve ser modelo de nossas vidas. “Queridos jovens, Jesus não apenas aponta o caminho da felicidade Ele é o próprio Caminho. Felizes são os jovens que escolheram estar aqui”, conclamou o Bispo.


Dom Juarez enfatizou ainda que o seguimento da Cruz deve ser para a vida toda. E apontou que os jovens devem seguir o exemplo de Jesus na comunhão com o Pai, sendo solidários com os irmãos mais necessitados, amando com amor verdadeiro e vivendo o perdão.  

TEXTO:  Isabela Naira
FOTOS:  Cleyton Veras 
EDIÇÃO: Francisco Deilson

Recadinho do Pe. Antônio Cruz para a Juventude

          O Pe. Antonio Cruz deixou um recado para a juventude que está vivenciando a experiência de ver e tocar a Cruz e o Ícone, símbolos da JMJ:

"Não esqueçam o que os olhos viram. Não podemos esquecer. Ainda a pouco eu vi a cruz dada por um homem. Eu estava lá em Roma quando ele (o Beato João Paulo II) deu essa cruz para juventude. Eu era bem jovem, e a cada dia tenho mais convicção que a vida eterna é ser de Jesus. Não esqueçamos disso, nós nascemos para Ele, o nosso lugar é o céu. E aqui na terra, vivemos nesse sonho. Como disse São Francisco: Vivemos do tudo e voltamos para o tudo. Força e coragem, eu boto fé em vocês" 
             Falou de forma emocionada aos jovens!

Entrevista: Mariane Veloso
Edição: Igor José
Foto: Cleyton Veras

Debate Universitário: FÉ e RAZÃO

Aconteceu, no CINE TEATRO da Universidade Federal do Piauí, o encontro universitário  que teve como tema “ Criação e Evolução: Dialogo entre Fé e Razão”.Iniciou- se com um breve histórico da cruz dos jovens, feito pela professora Lourdinha, explanando como a cruz iniciou a peregrinação e a importância de sua passagem.  Formou-se em seguida a mesa, composta pelo Professor Jose Pimentel de Lima, Prof. Paulo Humberto Nunes, Prof. e PE. Wellistony Viana, Prof. e PE Clodomiro de Sousa e Silva,  Prof. Gerson Albuquerque e a professora coordenadora do evento Ana Beatriz Ferraz.

                  A perspectiva científica,iniciou-se  com o prof. Jose Pimentel de Lima que colocou as leis da natureza como modelos experimentais, e explícitas como as leis de Newton. “ As leis físicas e a ciência nos propiciaram uma grande evolução tais como computadores, TVs, carros. Entretanto, a evolução é aleatória. Portanto, Deus não e um expectador passivo e nem um Deus controlador. Ele nossa daria a permissão para nos tornar-se livre arbítrio. Mesmo que se tenha total conhecimento das características individuais de cada partícula, ainda assim existe um conjunto enorme a ser estudado. Por isso, creio em um Deus Salvador, preocupado com a evolução e garantidor do livre arbítrio não vendo incompatibilidade entre a Fé e as leis físicas, como a teoria do caos.” 


Para o professor Paulo Humberto, busca-se encontrar a verdade através do uso da razão e da fé.  Abordou inicialmente os termos criação, criacionismo,evolução e evolucionismo.  “Se pode harmonizar a razão e a Fé, pois estas se complementariam,por exemplo,o que o Gênesis diz faça a luz é o big flash. Não há conflitos entre ser cientista e fiel a Deus, e a mente deve abarcar a ambos, a ciência não á ameaçada por Deus,  ele a completa e Deus também não é ameaçado pela ciência, ele a possibilita.”

Na expectativa filosófica e teleológica,“ o prof. Wellinston fala que a criação significa Deus. A evolução pressupõe a criação. Se não fosse assim não existiria o mundo e não haveria evolução”. Segundo o Padre Clodomiro, “toda a Fé crista repousa sobre a certeza que Deus criou tudo. A certeza é Deus. Deus é o criador de tudo”.

            Um momento de grande emoção e fé, foi a chegada da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora ao Cine Teatro da UFPI. 

Texto: Luíza Cruz
Fotos: Lorena Castelo Branco 
Edição: Thalita Castelo Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário