sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Aberto oficialmente o Tríduo festivo do Beato João Paulo II...


Inaugurado o Tríduo do Beato João Paulo II, o primeiro a ser celebrado na Arquidiocese de Teresina, uma realização do Discipulado.

Iniciado o dia com uma alvorada ao som de fogos de artifício e de instrumentos de percussão, a Comunidade do Discipulado, tanto os seminaristas e o formador como os irmãos e irmãs do Discipulado que já estavam prontos para o dia de comemorações, puderam antever as grandes alegrias que reservava esta data tão esperada. Seguiu a Oração das Laudes, recitada em clima festivo, e o café da manhã. Depois, os últimos preparativos: arrumação do espaço para a Santa Missa, últimos reparos na limpeza, distribuição de mesas e cadeiras, enfim, o que supõe a estrutura de um momento tão especial.

Por volta das 9:30h, chegaram os primeiros participantes da Festa de abertura do Tríduo, e às 10:20h teve início a Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Geová Mendes (Vigário Forâneo - Admistrador da Área Pastoral Nossa Senhora de Fátima) e concelebrada pelo Pe. Gilberto Freitas (Reitor) e Pe. Antônio Carlos (Pároco da Paróquia Santíssimo Sacramento). Marcaram presença ainda o Diácono Ângelo, que proclamou o Evangelho, e outros seus irmãos no diaconado permanente, com suas famílias.

Terminada a procissão inicial, foi acolhido um quadro do Beato João Paulo II, símbolo da sua devoção, trazido por crianças, seminaristas e leigos; o gesto profundo serviu para envolver a assembleia no importante significado de celebrar a vida e o exemplo que nos deixou o Pontífice da Paz, o Bem-aventurado João Paulo II. Na oração coleta, usou-se a fórmula própria, recentemente aprovada pela Santa Sé para o culto público do Beato, prece que diz: "Ó Deus, rico de misericórdia, que escolhestes o beato João Paulo II para governar a Vossa Igreja como papa, concedei-nos que, instruídos pelos seus ensinamentos, possamos abrir confiadamente os nossos corações à graça salvífica de Cristo, único Redentor do homem. Ele que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém!"

A homilia foi proferida pelo Pe. Antônio Carlos, que falou com grande entusiasmo a respeito da vida e missão do grande Papa celebrado, contou fatos da sua rica biografia e convidou a assembleia reunida a tomar o lema do Beato João Paulo II: "Totus tuus" (Todo teu!); fazendo-o sinal da nossa máxima entrega a Deus, também pelo sincero compromisso com a Igreja de Cristo, como testemunhou o Papa no seu ensinamento e nas suas atitudes.

Nas preces, todos rezaram a Oração pelas Vocações e seguiu a liturgia solene. No fim da Santa Missa, pediu a palavra o Reitor do Discipulado, Pe. Gilberto Freitas, e comunicou sobre os encaminhamentos acerca do prolongamento da festa com o Festival de Sorvete. Além do agradecimento aos presentes, realçou a importância do novo folder lançado pela Casa de Formação, um explicativo do projeto do Seminário e das várias atividades que reúne. Seguiu a bênção final e solene, tendo a celebração encerrado com o Hino do Beato João Paulo II, composto pelos seminaristas do Discipulado.

Após a Santa Missa, o Festival de Sorvete teve início. Apresentaram-se no palco da festa o Ministério Louvadeira, da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz, e a Banda Pink Musical. No intervalo das apresentações, brindes foram sorteados entre os participantes. Sorvete, comidas típicas, boa música e acolhida fraterna. A tarde se transformou numa grande convivência, que uniu a Comunidade do Discipulado, seus benfeitores (irmãos e irmãs do Discipulado), os familiares, os amigos, as Comunidades de Pastoral, a vizinhança e outros convidados, todos empenhados em celebrar com a alegria própria aos cristãos a vida de uma Papa cuja memória permanece gravada em nossos corações e o dom de nossas vidas, cada vez mais ansiosas por uma fé grande e transformadora.

O encontro com Deus e os irmãos marcou a abertura do nosso Tríduo!
Esperemos os próximos dias!













































































Nenhum comentário:

Postar um comentário