sábado, 25 de fevereiro de 2012

TRABALHO PASTORAL 2012


Este sábado marca o início dos trabalhos pastorais dos seminaristas do Discipulado Beato João Paulo II. O grupo de nove jovens foi dividido conforme os anos de formação para atender três (3) Paróquias e uma (1) Área Pastoral. Segue a lista com as equipes formadas e suas respectivas destinações.

Seminaristas do 3º ano de Filosofia: Mauro, Kássio e Wilson
Paróquia Nossa Senhora de Nazaré - Bela Vista

Seminaristas do 2º ano de Filosofia: Francisco Aquino e Fábio
Paróquia Menino Jesus de Praga - Saci

Seminaristas do 1º ano de Filosofia:
 Dupla 1: Igor e David
Área Pastoral Nossa Senhora de Fátima - Santa Fé
 Dupla 2: Diego e Antonio Rômullo
Paróquia Santíssimo Sacramento - Porto Alegre

Para enriquecer-nos sobre o sentido do Serviço Pastoral, sugiro este artigo:

O Concílio Vaticano II vê a pastoral, como eixo integrador de toda formação presbiteral quando afirma: “Todos os aspectos da formação, o espiritual, o intelectual, o disciplinar, em ação conjunto, deve ordenar-se ao fim pastoral” (OT 1203).
Para reafirmar o desejo dos Padres Conciliares, os documentos “Vida e Ministério do Presbítero” e “Formação dos Presbíteros na Igreja do Brasil”, da CNBB (94), insistem na necessidade do engajamento prolongado dos seminaristas em uma comunidade eclesial, afim de anunciarem traços permanentes da figura presbítero-pastor, ministro do único sacerdócio de Cristo. Acentua ainda o papel do padre no contexto de uma Igreja toda ministerial, que se constrói pela participação ativa de toda comunidade, animada, coordenada e presidida, em nome de Cristo-cabeça, pelos ministros ordenados ou hierárquicos. Essa formação “deverá começar por um período de convivência e partilha da vida em uma Comunidade Cristã (CC). O engajamento pastoral deve prolongar-se durante todo o ano letivo. Também os períodos de férias escolares sejam valorizados” (EPIB XV, 2 e VMP 306 ss).
Portanto, a formação do seminarista não deve acontecer exclusivamente no seminário, mas também no convívio com a Igreja, Povo de Deus, e isto não apenas no fim do curso teológico, mas no decorrer de sua formação. Isso ajudará o seminarista a “crescer no compromisso pessoal, na caridade pastoral e na sua inserção na vida e cultura do povo” (FPIB VI, 3 e XV, 1).

Leia mais: http://www.vocacionalcameta.com/products/estagio-pastoral-missionario-2011/

Que seja um ano de frutuoso empenho junto ao Povo de Deus e de corajoso testemunho do Evangelho.
Esperamos postar em breve experiências exitosas do serviço pastoral da Casa do Discipulado.



Um comentário:

  1. Parabenizamos pela edição do blog. Está bem apresentável. Desejamos felicidade aos seminaristas em seu trabalho pastoral nas comunidades.

    ResponderExcluir